12/07/2022
Conheça a importância da revisão periódica dos automóveis
A revisão periódica deve ser cumprida corretamente para a segurança e bom funcionamento do veículo!
A revisão periódica dos veículos é essencial para garantir a segurança, já que seu principal objetivo é detectar previamente algum possível problema no veículo. A recomendação é que seja feita a cada dez mil quilômetros ou a cada seis meses de uso, o que chegar primeiro.
Mesmo em carros novos, as concessionárias exigem a revisão, a fim de fazer a manutenção das garantias do motor e outros aspectos. A necessidade de revisar o veículo também vale para carros que estão muito tempo parados. Pois, a manutenção periódica envolve a verificação de itens como óleo, estepe e itens mais complexos, como alinhamento e balanceamento.
Confira os principais itens que são avaliados na revisão periódica.
Freios
O período recomendado para a revisão é a cada 10 mil quilômetros dos discos de freio, pastilhas e tambores. O fluido do freio deve ser trocado anualmente. Se o carro possui sistema ABS , deve-se checar os componentes eletrônicos e de sensores.
Óleo
O filtro de óleo e o lubrificante devem ser trocados seguindo as orientações do fabricante, geralmente, em média a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses. Você pode verificar o nível do óleo em casa, basta puxar a vareta e ver onde está o nível do óleo. Para isso, existem duas marcas e o nível ideal é entre essas duas marcações. Também é preciso prestar atenção se há algum vazamento embaixo do carro e a cor do óleo para saber se ele está queimando. Esses sinais indicam que há algo de errado e o ideal é ir até a oficina .
Direção
O alinhamento da direção precisa estar em dia para a segurança. O procedimento, geralmente, é feito junto com o balanceamento e rodízio de pneus.
Alinhamento e balanceamento
O recomendado é ser feito junto com o rodízio dos pneus, sendo ideal para evitar o desgaste excessivo. Para quem transite em locais com muitos buracos, pode-se optar por fazer o procedimento em intervalos menores, em razão dos maiores impactos sofridos pelo carro.
Radiador
Recomenda-se a limpeza a cada 30 mil quilômetros, bem como a troca do aditivo do radiador.
Pneus
As ranhuras existentes nos pneus novos são fundamentais para a segurança, por isso verifique sempre a altura dessas ranhuras. Também é preciso ficar atento à presença de objetos, como pregos e pedras, que podem diminuir a pressão do pneu. Além desses cuidados, manter o pneu calibrado ajuda a manter a vida útil do item e garantir maior segurança.
Correias de motor
A correia dentada é a que merece mais atenção e deve ser vistoriada a cada seis meses, já que, caso arrebente, o carro pode parar de andar.
Lâmpadas
Sempre que a lâmpada queimar, deve ser trocada no mesmo dia, isso porque conduzir com ela queimada gera uma multa e pontos na carteira. As lanternas e piscas devem ser verificadas a cada 15 dias.
A manutenção periódica aumenta a vida útil do veículo, além de evitar gastos e acidentes, já que problemas sérios podem ser identificados antes que comprometam outras partes do veículo. A revisão em dia também ajuda a economizar combustível. O manual do proprietário traz informações sobre como conservar melhor o veículo e recomendação sobre o intervalo entre as revisões.
Se chegou a hora de fazer a revisão do seu carro, venha para a oficina Cipasa. Agende seu horário!