15/02/2022
Radar móvel - Há tolerância de velocidade?
Tire todas as suas dúvidas e saiba quando a multa é aplicada.
O motorista que nunca sentiu aquela tensão ao pensar se foi multado ou não, que atire a primeira pedra! Até quando a passagem é feita dentro da velocidade permitida, é normal ficar aflito ao passar pelo radar.
Há 4 tipos de radar: fixo, estático, móvel e portátil. Nesse texto, vamos falar sobre o radar móvel, como é seu funcionamento e se há tolerância de velocidade. Continue lendo e saiba mais!
O que é o radar móvel?
Esse formato corresponde a um medidor de velocidade, que é instalado no automóvel em movimento e realiza a medição ao longo da via.
Para que você fique tranquilizado, já adiantamos que o radar móvel tem, sim, uma porcentagem de tolerância nas velocidades. Basicamente, a velocidade final só é considerada após ser subtraída pela velocidade registrada pela ferramenta pelo erro máximo já admitido e previsto na legislação metrológica em vigor.
Não entendeu? Nós explicamos de uma maneira bem simples! Em velocidades de até 100 km/h, o nível de tolerância é de 7 km/h. Ou seja, se o automóvel estiver há 107 km/h, a multa não é gerada. Já para automóveis acima de 100 km/h, os 7 km/h são substituídos por 7%.
Porém, essa diferença não é mais ou menos vantajosa, pois o resultado final é basicamente o mesmo. Se o veículo estiver há 110 km/h, com os 7%, o máximo permitido é de 119 km/h, enquanto que, com os 7 km/h, 117 km/h consequentemente.
Apesar dessa flexibilização, esteja sempre atento para não receber nenhum tipo de multa. Além do prejuízo financeiro, ao desobedecer normas de trânsito você coloca em risco a si mesmo e aos outros. Direção é sempre com segurança e responsabilidade!