Whatsapp

04/05/2022

Maio Amarelo - 7 práticas de direção que tornam o trânsito mais seguro

Veja como você pode contribuir com a segurança!.



O movimento Maio Amarelo nasceu para trazer a pauta sobre trânsito para a sociedade. No Brasil, o índice de mortes é de 23 para cada 100 mil habitantes, deixando o país entre os mais violentos do mundo quando o assunto é trânsito. Por isso, o movimento é tão importante para conscientizar a população e colaborar para a construção de um trânsito mais seguro.

 

Além de respeitar a legislação de trânsito, é preciso considerar que uma direção segura passa por outras regras que estão além do Código de Trânsito Brasileiro. Elas estão relacionadas com o tipo de direção executada pelo motorista e como ele faz uso dos equipamentos e medidas de segurança no dia a dia.

 

Pensando nisso, separamos 7 práticas de direção que ajudam a fazer um trânsito mais seguro. Veja a seguir.

 

1. Manutenção do veículo 

É importante conhecer o carro e ter a certeza de que ele está em condições de circular, estando atento aos pneus e as luzes do veículo, já que são essenciais para a segurança. Por exemplo, pneus carecas podem causar acidentes, principalmente em vias mais rápidas, assim como as luzes para que o veículo seja melhor avistado e possa indicar as suas intenções, como seta indicativa e luz de freio ou de ré. A manutenção preventiva (https://cipasa.com.br/blog/a-importancia-da-manutencao-preventiva) é essencial para detectar possíveis problemas.

 

2. Não utilizar celulares 

Além de ser perigoso, o código de trânsito classifica o uso do celular enquanto dirige como infração gravíssima. O ideal é deixar o celular guardado no console ou no porta-luvas para não correr o risco de distração com notificações. Enviar mensagem de áudio ou fazer ligação no viva voz também distraem o motorista e podem causar acidentes. Em caso de necessidade, o correto é estacionar e desligar o veículo para depois usar o celular.

 

3. Respeitar a sinalização de trânsito

Cada placa e sinal nas vias tem a função de evitar confusão e situações perigosas. Por isso, respeitar os sinais de proibição de ultrapassagem, conversões proibidas, espaços preferenciais, entre outros, é fundamental para garantir a segurança no trânsito. O respeito a sinalização vale para os motoristas, ciclistas e pedestres.

 

4. Utilizar cinto de segurança

O cinto de segurança é obrigatório, pois são os principais responsáveis pela segurança em caso de acidentes. A menor distância que seja percorrida requer o uso do cinto. 

 

5. Manter a distância 

Manter a distância é fundamental para a direção defensiva, por isso sempre mantenha distância do veículo da frente para evitar colisões traseiras em caso de freadas abruptas. Essa atitude também dá mais tempo para a reação a uma situação de risco e maior espaço para manobras.

 

6. Utilizar a pista destinada a você

Cada veículo deve se posicionar em uma faixa, “costurar” entre os carros pode causar acidentes. As ciclovias são de uso exclusivo de ciclistas, os carros e os próprios ciclistas devem respeitar.

 

7. Ultrapassar em locais permitidos e em segurança 

As faixas contínuas indicam que não é seguro fazer ultrapassagens na via, por isso respeite a sinalização. Também vale para conversões à esquerda, se for o caso, busque o próximo retorno. Além disso, observe se não há outros veículos vindo no sentido contrário e se o carro a frente também não sinalizou uma ultrapassagem. 

 

Essas são práticas simples, mas que fazem a diferença no trânsito. A Cipasa apoia um trânsito mais seguro!

Agende aqui seu


BEST DRIVE

 
 

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Solicite aqui seu


Orçamento

Desejo financiar

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Avise-me quando


baixar o preço

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato