01/02/2023
Robôs de última geração foram usados no desenvolvimento do Taos
Os testes com robôs são para alcançar os mais altos níveis de exigência e segurança, de forma a obter resultados mais precisos e eficientes.
O Volkswagen Taos foi o primeiro modelo 5 estrelas conforme o mais recente protocolo do Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe. A VW usou robôs de última geração nos testes de tecnologias de segurança. O modelo é equipado com itens superiores de comodidade e de segurança, como o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) e o AEB (Frenagem Autônoma de Emergência).
Os testes com robôs são para alcançar os mais altos níveis de exigência e segurança, de forma a obter resultados mais precisos e eficientes.
Sistema de segurança
Os robôs utilizados nos testes são diferentes equipamentos instalados no veículo, como computadores, atuadores, baterias e GPS. Por exemplo, o AEB age quando detecta algum pedestre. Um radar fica posicionado atrás do logo da marca na grade frontal do veículo. O sistema é capaz de identificar ininterruptamente o que está acontecendo no trânsito à frente.
Já o ACC com função Stop&Go tem o objetivo de manter a velocidade e a distância do veículo à frente automaticamente. O sistema utiliza o mesmo radar frontal do AEB, e inicia a frenagem assim que o carro à frente desacelera até parar completamente.
Robôs e os testes
Os robôs utilizados nos testes foram posicionados em diferentes lugares do veículo. Alguns atuaram no volante e nos pedais, de acordo com a velocidade e o trajeto elaborado pelos engenheiros.
Os aparelhos que representam os robôs são posicionados no banco do passageiro dianteiro, outros no banco traseiro e até mesmo no porta-malas. O objetivo é fazer a leitura e o armazenamento de tudo o que acontece durante os ensaios para que, posteriormente, os engenheiros façam as análises necessárias em busca da calibração ideal.
Para ter resultados ainda mais assertivos, também são colocados equipamentos do lado de fora do veículo. O objetivo não é substituir os humanos, mas completar o processo com mais segurança e exatidão.
Para conhecer todos os sistemas de segurança do Taos, venha para a Cipasa!