01/09/2022
O que você precisa saber para não ter problemas com o câmbio automático
O câmbio automático traz muitas facilidades, mas alguns cuidados extras devem ser tomados.
Dependendo da categoria do veículo, o comprador nem aceita um carro com câmbio manual. Além disso, grande parte dos modelos mais novos já são fabricados com câmbio automático. Apesar disso, ainda pode ser considerado como um item relativamente novo no mercado brasileiro. Por isso, separamos algumas dicas para que você use corretamente o equipamento.
Por ser bem diferente do manual, é necessário conhecer o básico. Independente do tipo, a maioria tem pelo menos quatro posições de uso.
A letra P representa “parking”, ou estacionamento em português. Essa posição é utilizada quando parar o carro. Já o R é utilizado para colocar o veículo em marcha ré. A posição neutra do câmbio é indicada pela letra N, em que o carro fica desengatado. O D significa “drive” e deve ser usado para colocar o carro em movimento para frente.
Cuidados com o câmbio automático
O primeiro cuidado que deve ser tomado é não usar o neutro para descer uma ladeira. Um costume antigo, mas que traz muitos prejuízos. Fazer isso gasta mais combustível em um carro com injeção eletrônica. Em carros automáticos irá causar mais desgaste nos freios, pois não haverá freio motor.
Outro cuidado é com a troca de marcha. Na hora de fazer manobras rápidas, alguns motoristas podem fazer a troca rápida entre as posições D e R, porém isso causa trancos no câmbio e pode criar defeitos na transmissão. Por isso, o ideal é fazer a troca entre as marchas com o carro totalmente parado.
Um terceiro cuidado que é fundamental, mas muito negligenciado é a troca de óleo. No manual do proprietário há informações sobre quando deve ser trocado o óleo do câmbio automático.
Para trocar o óleo do seu veículo, agende um horário com a oficina da Cipasa. Profissionais qualificados e peças originais, em caso de substituição.