04/08/2021
Existem 9 tipos de airbag
Veja quais são!
Criado em 1980, o airbag é um dos componentes de segurança automotiva mais comuns. O acessório é, basicamente, uma bolsa inflável que serve para proteger o motorista e/ou passageiros no caso de impactos ou outros tipos de acidentes que podem ocorrer com o veículo.
Normalmente, o mais conhecido é o airbag duplo frontal, o qual, inclusive, tornou-se um acessório obrigatório em todos os veículos desenvolvidos nacionalmente, desde 2014.
O interessante é que, graças à tamanha popularidade, a maioria das pessoas tendem a acreditar que esse formato de airbag é o único existente, mas, a linha dessas bolsas de ar é formada por outros 9 modelos.
Abaixo, você poderá conferir todos os tipos de airbag, suas funcionalidades, diferenciais e características gerais.
1- Airbag duplo frontal
É o mais comum e item indispensável em todos os veículos nacionais, desde 2014. Sua explosão ocorre conforme o nível da colisão frontal, protegendo o peito dos ocupantes que estiverem na parte da frente do carro.
2- Airbag lateral
Como o nome já indica, esse modelo garante a segurança da lateral do tronco. É localizado nas colunas centrais e/ou nos bancos e sua instalação não é obrigatória.
3- Airbag de cortina
Desenvolvido para amenizar os possíveis impactos direcionados à cabeça e evitar que cacos de vidro caiam, o airbag de cortina alcança o veículo de ponta a ponta, sendo instalado na parte de cima das janelas.
4- Airbag de joelho
Serve como uma proteção para as pernas do motorista, em casos de acidentes de grande impacto, contra a coluna de direção.
5- Airbag de cinto
Um dos modelos mais recentes, tem o objetivo de diminuir o tamanho da força aplicada sobre o corpo no momento da colisão.
6- Airbag central
Localizado entre os bancos, a função do airbag central é impedir o choque lateral entre os integrantes do veículo durante a colisão.
7- Airbag de teto
Especialmente desenvolvido para carros com teto solar, a proposta é que, em situações de capotamento, o airbag seja inflado e impeça possíveis cortes ou arremessos para fora do automóvel.
8- Airbag traseiro
Conhecido como "airbag invisível", esse formato é responsável por garantir a proteção da cabeça dos ocupantes e é instalado nos contornos dos encostos dos bancos traseiros.
9- Airbag de capô
Utilizado apenas em situações onde ocorre atropelamentos, a função desse modelo é evitar a colisão do pedestre contra a tampa de compartimento do motor e/ou do vidro dianteiro.
Você imaginava que tinha todos esses tipos de airbag? Eles existem, mas, o uso dos mesmos certamente deve ser evitado ao máximo! Recomendação da Cipasa: segurança, indiscutivelmente, deve estar sempre em primeiro lugar!